A importância da espiritualidade
O que é mais importante, ter uma religião ou ter uma espiritualidade?Em primeiro lugar vou deixar bem claro duas coisas: Jesus não fundou nenhuma religião e segundo, religião nenhuma salva. A salvação não está em pertencer a esta ou aquela religião, estar nesta e naquela Igreja.
Espiritualidade é uma coisa e religião é outra coisa. Em todas as religiões existe uma espiritualidade, que acabam se identificando, possuindo os elementos comuns.
As religiões possuem normas, doutrinas, dogmas, trabalham com castigo e recompensa, falam de pecado, culpa, é causa de divisões, seguem preceitos de um livro sagrado, se alimentam do medo do castigo eterno, criam o “inimigo” (personagem do mal), nos ensinam a renunciar o mundo e sonhar com um paraíso, prometem a felicidade para depois da morte, quando abandonamos o corpo, algo visto como negativo.
Como se manifesta que somos seres espirituais, possuidores de uma espiritualidade? Pelo simples modo de agir, de ver o mundo, as pessoas, a realidade, os acontecimentos. Minha espiritualidade me faz olhar todas as pessoas e ver nelas as maravilhas do Divino, como dizia Jesus: “Quem me vê, vê o Pai”. A espiritualidade me faz ver as pessoas não a partir das suas crenças, nem da sua raça ou condição de vida, mas daquilo que temos em comum, dos valores e princípios, das necessidades comuns de sermos amados, respeitados, valorizados, de sermos fraternos e solidários.
A espiritualidade me faz contemplar o Divino na natureza. Por isso minha relação de respeito e de defesa dela. Me faz defender os animais, os rios, as aves, os insetos, o ar, etc. Minha espiritualidade me faz ser uma pessoa educada, que sabe dar o lugar para outra num ônibus, ou qualquer outro lugar. Minha espiritualidade me faz respeitar os idosos e nunca abandoná-los. Minha espiritualidade me faz ser um marido que participa da vida dentro de casa, que divide todas as tarefas; me faz ser um esposo fiel. Minha espiritualidade me faz defender a vida sempre, não importa de quem seja.
fonte: http://www.revistapazes.com/importancia-da-espiritualidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário