quinta-feira, 3 de março de 2016

O primeiro passo



O primeiro passo

Deixai minha Palavra tornar-se viva em vós; pois unicamente isto pode vos trazer aquele proveito, de que precisais, para deixar vosso espírito elevar-se às alturas luminosas dos eternos jardins de Deus.
De nada adianta saber da Palavra! E se soubésseis recitar de cor a minha Mensagem inteira, frase por frase, a fim de instruirdes a vós próprios e aos vossos semelhantes... de nada serve, se não agirdes de acordo, se não refletirdes no sentido da minha Palavra, e se não adaptardes toda a vossa existência terrena de acordo, como algo natural, que se impregnou em vossa carne e em vosso sangue, que não se deixa separar de vós. Somente então podereis haurir de minha Mensagem os valores eternos, que ela contém para vós.
Por suas obras deveis reconhecê-los! Estas palavras de Cristo destinam-se em primeira linha a todos os leitores da minha Mensagem! Por suas obras, quer dizer, por sua atuação, portanto, por seu pensar, seu atuar no cotidiano da existência terrena! O atuar compreende também a vossa fala, não apenas o vosso agir; pois o falar é uma ação, que até agora tendes subestimado no seu efeito. Até mesmo os pensamentos já pertencem a isso.
Os seres humanos estão acostumados a dizer que os pensamentos “não pagam taxas”. Com isso querem insinuar que sobre pensamentos não podem ser chamados a prestar contas terrenamente, porque estes se acham num degrau que é inatingível para mãos humanas.
Por isso brincam muitas vezes da maneira mais leviana com pensamentos, ou, melhor dito, brincam em pensamento. Infelizmente muitas vezes uma brincadeira muito perigosa, na leviana suposição de que disso poderão sair indenes.
Todavia, enganam-se nisso; pois também os pensamentos pertencem à matéria grosseira e em todos os casos também nela devem ser remidos, antes que um espírito se torne apto a se lançar livremente para o alto, tão logo tenha desfeito a ligação com o corpo terreno.
Por isso, procurai, já com os vossos pensamentos, vibrar constantemente no sentido de minha Mensagem, de tal modo a só quererdes o que é nobre, não descendo a baixadas, porque imaginais que ninguém pode vê-lo ou ouvi-lo.
Pensamentos, palavras e o ato exterior pertencem todos eles ao reino da matéria grosseira desta Criação!
Os pensamentos agem na matéria grosseira fina, as palavras na média e os atos exteriores se formam na mais grosseira, isto é, na matéria grosseira mais densa. Grosso-materiais são essas três espécies de vossa atuação!
Mas as formas de todas as três estão estreitamente ligadas umas às outras, seus efeitos se entrelaçam. O que isso significa para vós, quão incisivo isso muitas vezes se efetiva de modo determinante no decorrer de vossa existência, não podeis avaliar no primeiro momento.
Não significa outra coisa, senão que também um pensamento, automático em sua espécie, pode, continuando a agir, fortalecer uma contextura de igual espécie na matéria grosseira média e assim dar ensejo a formas mais vigorosas, bem como, daí concluindo, continuando novamente a agir nesse fortalecimento, surgir em forma atuante visível na matéria mais grosseira, sem que pareça que vós próprios co-participeis diretamente nisso.
É abalador saber disso, tão logo se conhece a leviandade e a displicência no pensar desses seres humanos terrenos.
Assim vós, sem saber, sois co-participantes de muitas ações, que qualquer um dos vossos semelhantes realiza, somente porque este recebeu o fortalecimento pela forma que acabei de esclarecer, que foi capaz de estimulá-lo à execução mais grosseira de algo até então latente nele, com o qual antes sempre brincava apenas em pensamento.
Assim, muitos seres humanos tantas vezes encontram-se, reprovando, diante de uma ação qualquer dum semelhante seu, rechaçando-a e condenando-a com ira, pela qual, no entanto, perante as leis eternas de Deus eles são co-responsáveis! Nisso, pode tratar-se de uma pessoa que lhes é completamente desconhecida e de uma ação que eles próprios jamais teriam levado a efeito na matéria mais grosseira.
Imaginai uma vez tais processos, então compreendereis de maneira certa, o que vos conclamei na minha Mensagem: Conservai puro o foco dos vossos pensamentos, com isso estabeleceis a paz e sois felizes!
Porém, quando então vos tiverdes fortalecido bastante na vossa própria purificação, então crimes de toda a espécie acontecerão menos na Terra do que até agora, nos quais muitos foram cúmplices, sem o saberem.
A data e o local de tais atos, nos quais podeis vos tornar cúmplices, não desempenham papel algum. Mesmo que isso tenha ocorrido no extremo oposto da Terra em relação ao lugar onde vós vos encontrais, em lugares onde nunca pusestes os pés, de cuja existência nem tendes conhecimento. Reforços devido a vossas brincadeiras em pensamento ocorrem , onde descobrem espécies iguais, independentemente de distâncias, país e nação.
Dessa forma, pensamentos de ódio e de inveja podem, com o decorrer do tempo, arremessar-se sobre pessoas isoladas, grupos ou povos inteiros, nos quais encontram espécie igual, forçando-os a ações, as quais, nas formas em que se desencadeiam, são totalmente diversas daquelas que primeiramente surgiram com vossas brincadeiras em pensamento.
Nos efeitos isso pode se mostrar então da maneira como o executante intui no momento do ato. Deste modo podeis ter contribuído para a execução de ações, em cujo horror vós próprios jamais tendes pensado na realidade, e mesmo assim estais ligados a elas e uma parte do efeito retroativo tem de sobrecarregar vosso espírito, tem de pender nele como peso, quando se desligar do corpo.
Mas,ao contrário, vós também podeis contribuir mais fortemente ainda para a paz e a felicidade da humanidade, podeis, mediante pensamentos puros e alegres, co-participar de obras, que se desenvolvem através de pessoas totalmente estranhas a vós.
Disso, a bênção reflui logicamente também sobre vós e não sabeis por que ela chega até vós.
Se pudésseis ver, uma só vez que fosse, como a inflexível justiça da sacrossanta vontade de Deus sempre se cumpre nas leis naturais dessa Criação para cada pensamento individual que nutris, empenhar-vos-íeis com todas as vossas forças, para conseguir pureza em vosso pensar!
Apenas com isso vos tereis tornado aqueles seres humanos que o Criador magnanimamente deseja conduzir em Sua obra para aquele saber, que lhes concede a eternidade e os transforma em auxiliares na Criação, os quais são dignos de receber as altas graças que são destinadas ao espírito humano, a fim de, em retransmissão alegre e agradecida, proporcioná-las, transformadas, àquelas criaturas que, somente nessa transformação através dos seres humanos, são capazes de assimilá-las, e que, de maneira criminosa, ficam hoje separadas das mesmas devido à decadência do espírito humano, depois que, já em tempos de vibração melhor e mais pura da humanidade, puderam formar-se.
Com isso, porém, tereis então incandescido até a vivificação em vós na Terra somente uma sentença da minha Mensagem!
É para vós a mais difícil, que depois deixará mais fácil tudo o mais, cujo cumprimento deverá fazer surgir milagre sobre milagre, terrenamente visível, palpável diante de vós. —
Quando houverdes vencido a vós próprios a este respeito, então haverá no caminho por sua vez um perigo, que resulta da torção do pensamento humano: reconhecereis nisso um poder, que de muito bom grado desejareis comprimir em bem determinadas formas, para que sirva a este ou àquele fim especial, que se compõe de desejos egoísticos!
Disso eu já hoje quero advertir-vos, pois o perigo pode tragar-vos, nele teríeis de sucumbir, depois de já terdes tomado o caminho certo.
Acautelai-vos de querer obter à força, lutando, essa pureza dos pensamentos; pois desse modo já a comprimiríeis em determinadas direções e vosso esforço torna-se ilusão, ficaria forçado somente artificialmente e jamais poderia ter o grande efeito, que deverá ter. Vosso esforço traria dano em vez de proveito, porque nisso falta a autenticidade da livre intuição. Isso mais uma vez seria um efeito da vontade do vosso intelecto, nunca, porém, o trabalho do vosso espírito! Disso vos advirto.
Pensai na minha Palavra da Mensagem, que vos diz que toda a verdadeira grandeza só pode residir na simplicidade, visto que a verdadeira grandeza é simples! A simplicidade, a que me refiro aqui, vós certamente podereis compreender melhor se colocardes no lugar, como termo de transição, o conceito humano-terreno de singeleza. Isso talvez esteja mais perto da vossa capacidade de compreensão e encontrareis o certo.
Não com vontade mental podereis dar aos vossos pensamentos aquela pureza, a que me refiro, mas sim singela e ilimitadamente deve a vontade pura brotar em vós, oriunda de vossa intuição, não comprimida numa palavra, a qual apenas limitadamente pode deixar surgir um conceito. Isso não deve acontecer, mas sim um impulso ilimitado para o bem, que seja capaz de envolver o surgimento de vossos pensamentos, penetra-os, antes mesmo de tomarem forma, é o certo, do que vós necessitais.
Não é difícil, até mais fácil do que as outras tentativas, tão logo deixais a singeleza dominar, na qual a presunção intelectiva do próprio saber e da própria força não são capazes de surgir. Esvaziai-vos de pensamentos e deixai livre em vós o impulso para coisas nobres, boas, então tereis aquela base para o pensar, que provém da vontade de vosso espírito e, o que surgir daí, podeis entregar então com toda a calma ao trabalho do intelecto para execução na matéria grosseira mais densa. Nunca algo de errado pode se formar.
Atirai todas as aflições oriundas de pensamentos para longe de vós, confiai em vez disso em vosso espírito, que já abrirá corretamente o caminho para si, caso vós próprios não o amuralhardes. Tornai-vos livres em espírito não quer dizer outra coisa, senão deixai ao espírito em vós o seu caminho! Ele então nem poderá fazer outra coisa a não ser seguir para as alturas; pois a sua própria espécie o atrairá com segurança para cima. Até agora vós o detivestes, de modo que ele não mais pôde desabrochar, pois, com isso, havíeis paralisado seu vibrar ou suas asas.
A base para a formação duma nova humanidade, que não podeis nem deveis contornar, reside nesta uma frase: Conservai puro o foco dos vossos pensamentos!
E com isso o ser humano tem de começar! Esta é a sua primeira tarefa, que o torna naquilo, em que ele tem de se tornar. Um exemplo para todos os que se esforçam para a Luz e a Verdade, que querem servir agradecidos ao Criador, através da maneira de todo o ser. Quem cumpre isso não mais precisa de quaisquer outras instruções. Ele é, como deve ser, e desse modo receberá integralmente os auxílios que o aguardam na Criação e o conduzem para o alto sem interrupção.

* * *


Dissertação publicada na revista Die Stimme (A Voz); Caderno 8; 1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário