terça-feira, 3 de novembro de 2015

TRANSFORMANDO O SENTIMENTO NEGATIVO EM FORÇA POSITIVA

TRANSFORMANDO O SENTIMENTO NEGATIVO EM FORÇA POSITIVA:

1.3K327
Ninguém gosta de sentir tristeza, raiva, ansiedade, medo, insegurança, insatisfação, arrependimento e outros sentimentos negativos, mas todo mundo sente de vez em quando.
Como já falei em vídeo, tem horas que a melhor decisão é deixar que a emoção indesejada exista e flua naturalmente, ao invés de resistir a ela.
Mas e se for possível usar um sentimento negativo para criar algo positivo? E se você conseguisse transformá-lo em motivação?
E se pudesse tirar dali um aprendizado importante?


E se ele te ajudasse a criar força de vontade?
E se ele te inspirasse a ter uma ideia para mudar a sua vida?
Foi num momento em que eu estava me sentindo totalmente desiludida e perdida profissionalmente que resolvi criar algo que mudou a minha vida para melhor: esse blog.

A decepção que tive por causa de um emprego me fez perceber que eu não devia mais esperar por uma vaga para fazer aquilo que eu amo, que é escrever. Eu poderia criar o meu próprio espaço. E criei! E não sei nem mensurar o quanto esse blog me ajudou a mudar, me conhecer e me tornar uma pessoa mais feliz. Ele preencheu um espaço dentro de mim que vivia vazio esperando que alguma oportunidade surgisse. Graças à essa decepção, eu resolvi criar essa oportunidade e preenchi o vazio da melhor forma possível – usando meu conhecimento e fazendo minhas próprias escolhas.
É estranho dizer isso, mas a insatisfação pode ser um sentimento maravilhoso se for bem compreendida e direcionada. Quando você se sente insatisfeito com a sua vida, as únicas opções são mudar ou continuar insatisfeito. Quando a única forma de sair do sentimento negativo é mudar, você encontra um jeito de fazer isso.

Use o seu descontentamento para criar força. Esse sentimento te motiva a tentar agir de forma diferente e faz com que você descubra que pode fazer coisas que nunca teria tentado se não o tivesse sentido. Se você usar o descontentamento para te motivar a buscar o contentamento, vai acabar percebendo que quer, merece e pode fazer muito mais por si mesmo e pela sua vida.

A insegurança também é um sentimento negativo que te oferece grandes possibilidades de alcançar algo positivo. Se for capaz de enxergar a insegurança como um chamado para que você pratique e desenvolva aquilo que te causa vergonha, medo ou tensão, o resultado será uma surpreendente mudança interna. Dê uma chance para suas inseguranças te mostrarem o que você deve fazer para superá-las.
Um dia eu deixei minha insegurança falar, e ela me disse: você não é capaz de falar em frente às câmeras. Mas como ela podia dizer isso se nunca tinha me visto tentar? Eu entendi como um chamado – um desafio -, liguei a câmera e comecei a falar. Foram várias e várias tentativas, e ainda não estou falando incrivelmente bem, mas estou fazendo algo que nunca pensei que conseguiria, apenas porque redirecionei positivamente o sentimento de insegurança.

A tristeza também pode ser útil e ajudar a nos tornarmos mais fortes. Quando estamos tristes, geralmente queremos ficar sozinhos, quietos, recolhidos, pensando no que está nos causando sofrimento. Esse momento de quietude é uma oportunidade de pensar, refletir, se entender melhor e descobrir o que você precisa. Toda essa reflexão acaba acontecendo naturalmente, e por estar mais sensível, você consegue mergulhar mais fundo dentro de si. Depois de um período de tristeza – que sempre passa – vem o alívio quando começamos a nos sentir melhor. Voltando ao normal, quase sempre nos sentimos mais fortes, e o período de reflexão acaba valendo a pena pois serviu como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento.

O medo pode parecer um pouco mais complicado de ser transformado, principalmente se você costuma ser paralisado por ele. Mas uma coisa incrível acontece quando você consegue ultrapassá-lo pela primeira vez: descobre que é capaz de seguir em frente diante de qualquer coisa que te amedronte. A melhor forma de encarar o medo é como um convite para a sua coragem. Acorde-a, coloque-a de pé e vá em frente. Não pense muito, apenas vá. Não existe nenhuma sensação no mundo que se compare à emoção e à certeza da força que você possui após encarar um medo.
Dei apenas alguns exemplos, mas quero que você entenda que todo sentimento negativo pode ser transformado em alguma fonte de força positiva. A questão não é fazer o sentimento deixar de existir, mas usá-lo da melhor forma possível até que se transforme em algo benéfico para você.
Toda vez que consegue transformar um sentimento negativo em uma fonte de força positiva, você cresce e se torna uma pessoa melhor para si mesma. Da próxima vez em que se vir de frente a uma emoção indesejada, aceite-a e, ao mesmo tempo, tente enxergar uma forma (por mais simples que seja) de usar o sentimento negativo a seu favor. Seja transformando-o em força, em coragem, em autoconhecimento, em motivação ou em qualquer tipo de aprendizado. Encare como um desafio em que o objetivo é encontrar a mensagem positiva por trás do sentimento negativo.
____________
Foto-perfil1
Fonte: DesassossegadaPor: Stephanie Gomes – Colunista The Secret
Stephanie Gomes é jornalista e escreve sobre comportamento, autoconhecimento, autoestima, positividade, saúde e bem-estar no blog Desassossegada. Encontrou na internet uma forma de aprender e compartilhar as melhores coisas que vive e pratica, na intenção de motivar e inspirar outras pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário