domingo, 20 de novembro de 2016

A QUEM PRECISO PERDOAR?



A QUEM PRECISO PERDOAR?

Viver uma vida sem saber perdoar é como manter o lixo espalhado dentro de sua própria casa, mantendo as portas e janelas fechadas.

Viver uma vida sem saber perdoar é como deixar o freio de mão acionado quando se está dirigindo um veículo em uma subida. É um verdadeiro atraso de vida! Faz com que se perca o ritmo e a energia, nos deixando sempre cansados, frustrados e descrentes. Ficar sem perdoar alguém que eventualmente tenha cometido um erro para conosco é um dos luxos mais caros a que alguém pode ter.

Conservar um rancor, uma raiva, ou um ódio profundamente assentado em sua vida corrói a paz interior como um câncer maligno, destruindo silenciosamente seus órgãos vitais. De fato, existem poucas coisas tão patéticas de se observar quanto uma pessoa que nutre tais sentimentos negativos por longos anos.

Se desejar fazer uma longa e rápida viagem, leve apenas aquilo o que é útil para a viagem.

Assim, acontece também, nessa curta viagem de aprendizado da vida em corpo físico de matéria grosseira. Procure se desfazer das bagagens de todos os sentimentos negativos que somente atrapalham a nossa vida prejudicando o nosso progresso espiritual, portanto, evite tais sentimentos como; inveja, ciúmes, desconfianças, falta de perdão, sentimento de vinganças e medos.




Jamais rejeite a oportunidade de pedi um perdão, ou a de poder perdoar.

Um ser humano de espírito embotado e fraco ainda não sabe perdoar, porque o perdão é uma característica dos espíritos despertos e fortes.

 "Somente uma pessoa consciente e praticante das leis de Deus sabe compreender e perdoar, uma pessoa que ignora essas leis não compreende, e por isso não sabe perdoar; não é de sua natureza, pois se encontra ainda indolente espiritualmente, dormitando na vida, cega e surda para as coisas espirituais”.

Quando se vive uma vida sem saber perdoar, cedo ou tarde vai descobrir através de decepções, dores e sofrimentos que o ódio e a vingança são frustrantes.

Ela até parece doce, mas na realidade é muito amarga. Em qualquer situação não importa qual ela seja, sempre sai muito mais caro punir um mal do que suportá-lo com humildade e compreensão. Nos casos de vingança nunca se pode ganhar, quando se está procurando ficar quites dessa forma.

Seja sempre você o primeiro a perdoar. O perdão é a sua necessidade mais profunda e a sua mais elevada realização. Sem o perdão a vida é dirigida por um ciclo sem fim de ressentimentos e de retaliações.
Que desperdício de energia material e espiritual!

"Aquele que ainda não experimentou perdoar jamais provou um dos maiores e mais sublimes prazeres da vida", O perdão é a chave para abrir o portal que nos leva aos degraus do trono de Deus! A Luz! Pode libertá-lo, iluminando seu caminhar nas estradas da vida, e garantir a manutenção da sua liberdade e de seu progresso espiritual.

Um dos segredos de uma vida longa, feliz, repleta de felicidades e, sobretudo frutífera, é saber perdoar os semelhantes. Perdoar àqueles que o ofenderam é o caminho para a paz interior e a manutenção da alegria de viver.
Quando você fica muito aborrecido, acaba perdendo o equilíbrio; quando pára de nutrir um ressentimento, ele morre. O perdão é algo engraçado, aquece o coração, esfria a chateação, desperta a compreensão e dá uma maior motivação para a vida e para Deus.

É muito melhor perdoar e esquecer-se do que odiar e lembrar. Não existe vingança tão completa quanto o perdão e os esquecimentos de ofensas.

Quem odeia não pode vencer os seus pequenos erros, a não ser que se modifique, pois somente desse modo é possível encontrar a paz interior.

Você quer liberar o passado e reivindicar um futuro feliz? "O perdão não muda o passado, mas alarga e ilumina o futuro”. Você pode estar errado, ainda que tenha motivos para tanto, quando deixa de perdoar alguém.


Não destrua pontes. Poderá se surpreender quantas vezes terá que passar sobre o mesmo rio caudaloso. A falta de perdão é inútil, mas o perdão possibilita um futuro alegre e feliz. Você poderá "começar o dia com o pé direito" se fizer esta pergunta a si mesmo todos os dias:

"A QUEM PRECISO PERDOAR HOJE?"

Roberto Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário