quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O FILME DA VIDA.
(Um peregrino).

A quantos filmes você já assistiu?
A quantos filmes ainda assistirá?
Esta vida terrena é marcada por chegadas e partidas. Nós escolhemos no plano espiritual o dia em que chegaremos a este mundo, e é possível também saber o dia em que seremos chamados a deixar tudo o mais para trás e partir, a embarcar para a Grande Viagem.
Algumas tradições religiosas ensinam que, no momento da morte, a alma recém-liberta da matéria recorda cada instante da vida terrena que acabou de deixar para trás.
Ela assiste ao Filme de toda sua vida.
E então se depara frente a frente com os registros que mostram tanto as virtudes, quanto as falhas. A nossa consciência a nos julgar se soubemos fazer bom uso das nossas horas na matéria grosseira desta Terra...
Muitas tradições definem o próximo mundo como “O mundo da Verdade “, porque lá reconhecemos claramente o valor das ações que praticamos...
O “Filme da Vida” não tem pré-estréia, e uma vez concluído não haverá mesa de adição, não admitindo cortes, nem modificações.
Existe uma tradição judaica que vai mais além, e menciona um segundo filme. Um filme que mostra como a vida da pessoa poderia ter sido se as escolhas certas tivessem sido feitas, as oportunidades, aproveitadas, o potencial, utilizado.
Nesse segundo filme. A dor do potencial desperdiçado seria mais difícil de suportar... Todas as boas ações por praticar, os frutos e as flores que jamais brotaram porque falhamos em aproveitar as oportunidades. E agora no presente!

No Juízo Final de Deus que estamos vivenciando no dia a dia, e no qual a grande imensa maioria dormita sem reconhecer. Se não nos modificarmos, nos enquadrado dentro das verdadeiras e únicas Leis de Deus, estaremos irremediavelmente, e definitivamente perdidos... Para sempre.
Pois no momento menos esperado, com alegria ou tristeza, veremos refletidos no Espelho da Justiça de Deus, todos os episódios da nossa vida... A cada novo dia, a cada momento, tomamos novas resoluções, e assim fazemos as escolhas e nos deparamos também com oportunidades.
Somos nós roteiristas, diretores e atores do filme que está sendo rodado, filme este que, mais dia menos dia, seremos chamados a assistir.
A nós, e a mais ninguém, compete decidir as ações que praticamos, e o rumo que damos à nossa vida.
Podemos sim:
- ser solidários, ou indiferentes;
- ser generosos, ou ser mesquinhos;
- purificar o nosso coração, ou corrompê-lo...
A cada escolha, filmamos uma cena do filme da nossa vida... Devemos, entretanto, sempre cultivar o hábito de dedicar parte do nosso tempo para refletir sobre o propósito de nossa existência aqui nesta Terra.
A vida não é só trabalho, lazer e descanso.
Não viemos a este mundo a passeio.
Viemos sim para novos aprendizados e remissões dos erros e equívocos passados através das vivências. Pois esta vida terrena representa para todos os estágios probatórios rumo a Eternidade ou a morte espiritual. Vivemos num tempo em que se faz necessário todo sacrifício, em prol, de nossa evolução espiritual, e também no auxílio ao próximo necessitado, auxiliando-o através de bons exemplos e, da misericórdia.
Devemos assumir conscientemente a nossa parcela de bondade e de misericórdia, de esforços em prol de um mundo mais justo, igualitário e fraterno, ou iremos todos afundar nas trevas. Nós a nossa sociedade, a humanidade toda... Devemos manter amplo o nosso campo de visão e atuação, num mundo onde, atualmente tantos se contentam em fechar-se em si, cuidando unicamente de seus pequenos interesses pessoais.
Nós, os abençoados pelo destino, que temos garantidas as nossas três refeições ao dia, que tivemos acesso à educação, e que desfrutamos de tempo e condições para acessar a internet. Somos minoria, uma parcela diminuta da sociedade. A maior parte da humanidade apenas sobrevive, amparando a fragilidade da vida um dia após o outro...
São tantos os que em silêncio esperam por um punhado de compreensão e auxílio, por uma mão cheia de Amor, que possa vir minorar seus sofrimentos. O que será que uma pobre criança de tanto destituída responderá no dia em que lhe for dirigida a seguinte pergunta: “Acaso encontraste, neste vasto mundo, alguém disposto a tentar amenizar a tua dor e teu sofrimento?”
Permanecerá ela em silêncio, ou pronunciará alguma palavra? A nós, você e eu, compete decidir qual será a resposta!
Não deixe para amanhã. Não há tempo. Amanhã pode ser muito tarde... Onde está o Amor Auxiliador? Aquele!... Ensinado por Jesus! Onde ele está?
Os seres humanos embora muitos ainda não saibam, é um fruto de um Longo processo evolutivo: Com sua intuição, mente racional, e seu coração capaz de sentir misericórdia, situa-se a caminho do ápice em sua evolução espiritual.
Os desafios que encontramos à nosso frente destinado a conduzir sempre a uma evolução espiritual crescente e, à plenitude da nossa condição humana, exigirão constantes empenhos à altura... Quem são os heróis que se empenharão por manter acessa a chama da solidariedade, do Amor e da esperança, em meio às catástrofes de desamor, do medo e da indiferença presentes nos dias de hoje?
Dê ouvidos às canções do espírito, às melodias d’alma, e serão elas o teu passaporte para que possas entrar em tua verdadeira Pátria espiritual. O Paraíso dos espíritos humanos. O qual se encontra nos degraus do trono de Deus!

Roberto Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário